Tour SAPO | A sua opinião | Contacte-nos
Pesquisa na Ajuda do SAPO:
Top de 5 perguntas
  Questões Frequentes  
  1.Acerca do SAPO Webmessenger  
  3. Contactos  
  5. Conversação  
  6. Serviço SMS  
Contactos
Caso as suas dúvidas subsistam, não hesite em contactar-nos. Clique no botão abaixo e seleccionando as opções respectivas coloque-nos a sua questão:


6. Salas de Chat

As salas de chat do Messenger são uma opção que possibilita falar com mais de um contacto simultaneamente, ou seja, é a oportunidade de se falar com mais de uma pessoa numa só janela! Esta secção tem como objectivo responder às questões mais frequentes acerca desta funcionalidade. Caso continues com dúvidas , contacta-nos!

a. Como entrar numa Sala Chat?

Existem três opções de entrada em salas de chat:

1. Criar uma nova sala: para criares uma nova sala deves clicar no botão “Salas de chat”, o último no canto inferior direito, com um ícone de duas caras viradas uma para a outra. Depois é só definires a tua alcunha, o nome da sala e se a queres criar como privada. No final deves clicar em “OK” e aparecerá de imediato a janela referente à sala
Atenção: Se escolheres um nome para a sala que já existe, entras nessa sala, se for esta for pública, ou recebes uma mensagem a dizer que não é possível entrar na sala, se a sala for privada.

Atenção: as salas privadas não são anónimas. Uma sala ser privada significa que a mesma não aparecerá na lista de salas online na Comunidade Messenger, e só é possível entrar nela através de convite. Contudo, numa sala privada o teu contacto (email/JID) é visível para os outros utilizadores que nela entrem.

2. Entrar numa sala de chat pública já existente e que conste na lista de salas de chat online: para consultares a lista de salas públicas online deves clicar no botão “Salas de chat”, o último no canto inferior direito, com um ícone de duas caras viradas uma para a outra. Depois na janela de pop up que aparece clica no botão “Lista de salas online”. Verás a listagem de salas públicas e o respectivo número de participantes em cada uma delas. Para entrares numa destas salas clica no botão “Entrar”. Aparecerá uma janela a avisar que receberás um convite no SAPO Messenger. No SAPO Messenger receberás uma janela de sala de chat já com o nome da sala preenchido. Tens apenas de definir a tua alcunha e clicar em OK.

3. Receber um convite para uma sala de chat: ao seres convidado por alguém para entrares numa sala de chat, o mesmo aparecerá no teu Messenger numa janela de chat referente ao contacto que te está a convidar o convite, com o nome da sala e alguma mensagem pessoal caso o teu amigo a tenha definido. Para aceitares basta clicar no botão “Aceitar”.

Atenção: Os utilizadores do SAPO Messenger 4 (M4) não conseguem entrar em salas privadas criadas no SAPO Messenger 5 (M5). Para ultrapasar esta situação existem duas opções: fazer o upgrade da tua aplicação do M4 para o M5, ou as salas serem criadas como púbicas , para que os utilizadores M4 possam entrar nelas.  

b. Como se cria uma Sala Chat?

Para criares uma nova sala deves clicar no botão “Salas de chat”, o último no canto inferior direito, com um ícone de duas caras viradas uma para a outra. Depois é só definires a tua alcunha, o nome da sala e se a queres criar como privada. Caso queiras criara como privada deve estar um check na opção "Criar salas com privadas". No final deves clicar em “OK” e aparecerá de imediato a janela referente à sala


Atenção: Os utilizadores do SAPO Messenger 4 (M4) não conseguem entrar em salas privadas criadas no SAPO Messenger 5 (M5). Para ultrapasar esta situação existem duas opções: os utilizadores da versão M4 fazerem o upgrade da aplicação para o M5, ou criar como púbicas as salas para as quais queres convidar utilizadores M4


Podes ainda criar uma sala de chat directamente quando convidas um contacto com o qual queiras falar nessa mesma sala. Para tal, basta ires à tua Lista de Amigos e clicar no contacto em questão com o botão direito do rato, escolhendo a opção “Convidar para sala de chat” e de seguida “Criar/entrar sala”. Aparecerá uma janela onde deves definir a tua alcunha, o nome da sala e se queres criar a sala privada. Para além disto, podes escrever uma mensagem pessoal para o convite do teu amigo.

Atenção: as salas privadas não são anónimas. Uma sala ser privada significa que a mesma não aparecerá na lista de salas online na Comunidade Messenger,e só é possível entrar nela através de convite. Contudo, numa sala privada o teu contacto (email/JID) é visível para os outros utilizadores que nela entrem.

c. Como se participa numa sala de chat?

Antes de mais tens de entrar numa das Salas Chat (explicação no ponto 2). Depois basta participar, escrevendo o texto na área de escrita de mensagens da janela da sala e clicando de seguida sobre “Enviar” ou na tecla “Enter”, para que os outros participantes consigam ler o que escreveste.

d. Como convidar um amigo a participar numa sala de chat

Para convidar um amigo para uma sala de chat deves clicar no seu contacto na tua Lista de Amigos com o botão direito do rato e escolher a opção “Convidar para sala de chat”, seleccionando de seguida a sala em questão da lista de salas onde estás, ou criando uma nova sala para o efeito.

Para além disto, convidar um amigo para uma sala de chat através da abertura de uma janela de chat com esse contacto e do clique no botão das salas de chat, o segundo no menu de topo, com o ícone com duas caras. Depois é só escolher se se quer convidar para uma sala nova a criar ou para uma sala já existente.

Podes também arrastar o contacto da tua lista de Contactos para dentro da janela da sala de chat, enviando-lhe assim um convite.

Atenção: Os utilizadores do SAPO Messenger 4 (M4) não conseguem entrar em salas privadas criadas no SAPO Messenger 5 (M5). Para ultrapasar esta situação existem duas opções: os utilizadores da versão M4 fazerem o upgrade da aplicação para o M5, ou criar como púbicas as salas para as quais queres convidar utilizadores M5

e. Como sair de uma Sala Chat

Para sair de uma sala de chat basta clicar sobre a cruz (x) que se encontra no canto superior direito da janela e esta fechar-se-á automaticamente. É sempre possível voltar para a sala de onde se saiu seguindo os passos descritos no ponto 2.

f. Como mudar de alcunha

Não é possível mudar de alcunha na própria janela da Sala de Chat por questões de segurança. Assim, para mudares de alcunha deves sair e voltar a entrar na sala em questão, alterando a alcunha na segunda entrada, no campo para o efeito.

g. Os outros utilizadores podem saber o meu email / identificação?

As salas de chat do Messenger podem não ser anónimas. Isto significa que qualquer contacto que esteja nessa mesma sala poderá visualizar o teu email/Jid, existindo a possibilidade desses utilizadores te convidarem a fazer parte da sua lista de amigos. Contudo, poderás criar salas de chat privadas nas quais apenas podem entrar os contactos por ti convidados.  

h. Posso enviar mensagens privadas a determinado contacto que não esteja na minha lista de contactos?

Sim, podem-se enviar mensagens privadas mas apenas aos contactos que tenham essa opção autorizada. Para iniciares a troca de mensagens privadas deves clicar sobre o contacto desejado e escolher a opção “Mensagens Privadas”. Abrir-se-à de imediato uma janela de chat com esse contacto. Depois é só começar a trocar mensagens.

Caso o contacto com o qual gostarias de falar não tenha esta opção activada, receberás um aviso a indicar que o mesmo tem a opção de mensagens privadas desligada.

Se a sala não for anónima podes convidar esse utilizador a fazer parte da tua lista de amigos e esperar que ele aceite, de acordo com os passos indicados no ponto b. Caso contrário terás sempre de falar via as salas de chat.

i. Como se activa/desactiva a autorização de conversas privadas?

Por omissão esta opção encontra-se desactivada. Para activares a autorização de recepção de mensagem privadas de outros utilizadores, mesmo fora da tua Lista de Contactos, deves ir ao menu configurar, o último do menu de topo da janela de sala de chat, com um ícone de uma “Chave de Inglesa”, e clicar sobre a opção “Autorizar conversas privadas”. O ícone referente a esta opção ficará marcado a azul de modo a indicar a sua activação. Para voltar a desactivar esta opção deves voltar a clicar na mesma, desaparecendo a marca a azul do respectivo ícone.

j. Posso iniciar uma conversa de chat com um utilizador de uma sala de chat?

Sim, se a pessoa fizer parte da tua lista de contactos. Para tal deves clicar no contacto na lista de utilizadores da sala de chat e escolher a opção “conversar”. Abrir-se-à automaticamente uma janela de chat com esse contacto.

l. O que posso configurar numa sala de chat?

A recepção de avisos de entrada e saída de pessoas na sala de chat e a autorização de recepção de mensagens privadas de outros contactos. Para tal, deve clicar no botão “Configurar”, o último do topo da janela da sala, com um ícone de uma “Chave Inglesa” clicando nas opções acima referidas para desactivá-las/activá-las.

 Por omissão estas duas primeiras opções (“mostrar o aviso das pessoas que entram na sala” e “mostrar o aviso das pessoas que saem da sala”) vêem activadas, o que é indicado pelo sombreado azul no ícone respectivo. Para desactivá-las basta clicar sobre elas e o sombreado desaparecerá, indicando a realização da alteração.

A opção “Autorizar mensagens privadas” está desactiva por omissão, e pode ser activada da mesma forma: clicando sobre ela.

m. Como se define o tópico de uma sala de chat?

Definir o tópico de uma sala de chat é muito simples. Basta clicares no botão “Tópico”, o terceiro do menu de topo da janela da sala de chat, com um “T”. Depois é só escrever o tópico que pretendes no campo para o efeito na janela para “Mudar o tópico da sala”. (Atenção, nas salas criadas com determinadas confiigurações só os moderadores é que podem fazer isto. Nas salas criadas no SAPO Messenger, todos os utilizadores podem mudar o tópico).

n. Como é que se pode ser moderador de uma sala?

Quando alguém criar a sua própria Sala Chat passa a ser o moderador dessa mesma sala, e a deter todos os privilégios daí decorrentes. Para além do dono da sala, podem ser nomeados outros moderadores por este último. o/s moderador/es da sala são identificados com um SAPO com uma coroa.

o. Quais são os privilégios da pessoa que cria uma Sala Chat

A pessoa que cria uma Sala Chat (identificada com um sapo com uma coroa na cabeça) tem alguns privilégios decorrentes do seu estatuto de moderador da sala:

  • Pode alterar o estatuto dos restantes utilizadores da sala:
    • Pode definir o estatuto de outro utilizador como Moderador, dando-lhe os privilégios dai decorrentes. Para tal basta clicar no contacto da pessoa em questão e escolher a opção “Moderador”. Este utilizador passará a ter também uma coroa

    • Pode definir o estatuto de outro utilizador como Participante. Para tal basta clicar no contacto da pessoa em questão e escolher a opção “Participante”. Este utilizador pode participar activamente na sala de chat, enviando mensagens e alterando o tópico. O emoticon do utilizador é o que ele define como Karma na aplicação (por omissão este é o estatuto de todos os utilizadores de uma sala de chat, à excepção do seu criador);

    • Pode definir o estatuto de outro utilizador como Visitante. Para tal basta clicar no contacto da pessoa em questão e escolher a opção “Visitante”. Este utilizador não pode participar activamente na sala de chat, podendo apenas visualizar o que se passa na sala de chat, sem intervir. Este utilizador passará a ter um emoticon de um SAPO com um fecho na boca;

  • Pode “Chutar” uma pessoa temporariamente da Sala Chat e explicar porque a chutou . Para “Chutar” um utilizador basta clicar sobre o nome da pessoa e escolher a opção “Chutar da sala de chat…”);

  • Pode “Remover” uma pessoa da sala e explicar porquê . para remover um utilizador basta clicar sobre a pessoa que se pretende remover e clicar na opção “Remover da sala de chat…”. Esta alternativa só deverá ser utilizada em casos extremos, pois inibe a outra pessoa de voltar à sala de onde foi removido;

p. O que é “Chutar” uma pessoa de uma sala de chat?

Apenas o/s moderador/es de uma sala podem “Chutar” uma pessoa de uma sala. Isto significa que a pessoa é expulsa dessa mesma sala, podendo contudo voltar a entrar. Esta acção deve ser usada apenas em casos que o justifiquem, devendo ser apresentados os motivos para a mesma.

q. Como se “Chuta” uma pessoa de uma sala?

Para “Chutar” uma pessoa de uma sala, existem duas opções:

 - Clicando no botão “Chutar”, o primeiro do menu de topo da janela de sala de chat, com um ícone de um “pontapé”. Abrir-se-à uma janela de pop-up onde poderás escolher a alcunha da pessoa a “Chutar” (expandindo este campo poderás ver a lista de pessoas na sala) e indicar qual o motivo.

 - Clicando directamente no contacto pretendido na lista de contactos presentes na sala, poderás escolher a opção Chutar no menu que se abre. Abrir-se-à uma janela de pop-up onde já vem indicada a alcunha da pessoa a “Chutar” (expandindo este campo poderás ver a lista de pessoas na sala) e onde podes indicar qual o motivo do “Chuto”.

r. O que é “Remover” uma pessoa?

Apenas o/s moderador/es de uma sala podem “Remover” uma pessoa de uma sala. Isto significa que a pessoa é removida dessa mesma sala, não podendo voltar a entrar enquanto a sala existir tal como foi criada inicialmente (se todos os utilizadores desta sala, incluindo o criador, saírem da mesma a sala desaparece, podendo ser criada uma nova sala com o mesmo nome por outra pessoa. Aí o utilizador removido já poderá voltar a entrar). Esta acção deve ser usada apenas em casos que o justifiquem, devendo ser apresentados os motivos para a mesma.

s. Como se “Remove” uma pessoa de uma sala?

Para “Remover” uma pessoa de uma sala existem duas opções:

 - Clicando no botão “Remover”, o segundo do menu de topo da janela de sala de chat, com um ícone de uma “seta”. Abrir-se-à uma janela de pop-up onde poderás escolher alcunha da pessoa a “Remover” (expandindo este campo poderás ver a lista de pessoas na sala) e indicar qual o motivo.

 - Clicando directamente no contacto pretendido na lista de contactos presentes na sala, poderás escolher a opção “Remover” no menu que se abre. Abrir-se-à uma janela de pop-up onde já vem indicada a alcunha da pessoa a “Chutar” (expandindo este campo poderás ver a lista de pessoas na sala) e onde podes indicar qual o motivo pelo qual p utilizador foi removido.


  Esta ajuda foi útil?    Se necessitar de Ajuda adicional, contacte-nos

Outras perguntas da secção Messenger: